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SECRETARIA ACADEMICA


HORARIO DE ATENDIMENTO
ALUNOS
Manhã: 9h00 àS 11h00
Tarde: 14h00 às 16h00
Noite: 19h30 às 21h00


SOLICITACAO DE DOCUMENTOS
(APENAS PESSOALMENTE)
Mínimo de 02 dias de antecedência


MATRÍCULA
A matrícula deve ser renovada dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar e divulgada no mural de avisos da Diretoria Acadêmica.
A não renovação da matrícula na data estipulada implicará em abandono do curso e conseqüente interrupção do vínculo do aluno com a escola.
No Ensino Técnico a matrícula é renovada semestralmente. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.


TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
De acordo com o § 3º, do Artigo 56 do Regimento Comum, o Trancamento de Matrícula deverá ser solicitado na Diretoria Acadêmica (Doc. 19 – Sistema Etec). Caso o aluno seja menor de 16 anos deverá vir acompanhado pelo responsável. O Trancamento só é admissível uma vez por módulo, incluindo o 1º Módulo. O candidato deverá retornar no semestre seguinte. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.


DESISTÊNCIA DE MATRÍCULA
O aluno deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento de formulário (Doc. 20 – Sistema Etec). Caso o aluno seja menor de 16 anos deverá vir acompanhado pelo responsável. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.


PERDA DE DIREITO À VAGA

De acordo com o parágrafo 2º do Artigo 56 do Regimento Comum das ETECs do CEETEPS, os alunos que apresentarem 15 dias letivos consecutivos de ausência sem justificativa, sem formalizar sua desistência ou sem solicitar Trancamento de Matrícula, serão convocados a comparecerem na Diretoria Acadêmica, no prazo de 5 dias úteis. O não comparecimento acarretará a Perda de Direito à Vaga (Doc. 18 – Sistema Etec).


APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Verificar o período no mural de avisos da Diretoria Acadêmica.
Procedimento: O aluno deverá providenciar cópia da documentação comprobatória e preencher o requerimento na Diretoria Acadêmica (Doc. 13 – Sistema Etec). A Comissão realizará entrevista e analisará os documentos comprobatórios.
Até sair o resultado, o aluno deverá cursar normalmente as aulas para não ser prejudicado, na eventualidade de indeferimento.


TRATAMENTO EXCEPCIONAL

Merecerá Tratamento Excepcional o aluno que comprovar, na ocasião, ser portador de moléstia infecto contagiosa, traumatismo ou outras condições.
Para que o aluno seja beneficiado, deve preencher na Diretoria Acadêmica até 72 horas após o início do impedimento, requerimento (Doc. 21 – Sistema Etec) e entregar o laudo médico (atestado), igual ou superior a 16 dias de afastamento. É obrigatório constar o CRM do médico e CID no atestado médico.
O aluno impossibilitado de requerer pessoalmente o exercício de trabalho domiciliar poderá fazê-lo dentro dos prazos, por intermédio de pessoa responsável pelo mesmo.
Alunas gestantes poderão igualmente usufruir de tal benefício, requerendo junto a Diretoria Acadêmica (Doc. 21 – Sistema Etec), mediante comprovação de atestado médico.


FREQUÊNCIA

Será exigida a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco) do total de aulas dadas.
O atestado médico servirá de justificativa para a aprovação do aluno, caso este falte por motivo de saúde e não tenha atingido o mínimo de presença necessária para sua aprovação.
As faltas não são abonadas.


EDUCAÇÃO FÍSICA

De acordo com a LDB 9394/96 - § 3º do artigo 26, com a redação alterada pela lei nº 10793, de 1º/12/2003 – “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno. O aluno que quiser obter a dispensa deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento do formulário (Doc.15 – Sistema Etec), com os documentos:
Jornada de trabalho igual ou superior a seis horas: cópia da carteira de trabalho ou declaração da empresa (identificada com razão social, CGC, com assinatura identificada);
Prestando serviço militar inicial ou que em situação similar estiver obrigado à prática da educação física – declaração da corporação;
Amparado pelo decreto lei nº. 1.044, de 21 de outubro de 1969, complementada pela Deliberação CEE 59/2006: atestado médico emitido pelo médico responsável pelo tratamento;
Que tenha prole – cópia da certidão de nascimento do(a) filho(a);
Aluno maior de 30 anos – a comprovação será feita pela Diretoria Acadêmica que após consultar o RG do aluno confirmará a sua idade no requerimento.


CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ATIVIDADES ESCOLARES (ADVENTISTA)

Requerer na Diretoria Acadêmica (Doc. 22 – Sistema Etec) condições especiais, conforme Lei 12 142/05, anexando declaração da autoridade religiosa que comprova sua condição.


RENDIMENTO ESCOLAR

As sínteses dos resultados da avaliação do aproveitamento serão expressas em menções correspondentes a conceitos, com as seguintes definições operacionais:
Da Promoção
Será considerado promovido para o módulo seguinte, o aluno que tenha obtido aproveitamento suficiente (MB, B ou R) para promoção e freqüência mínima estabelecida;
A menção I em até 03 (três) componentes curriculares, também dará direito ao aluno reclassificação para o módulo seguinte, desde que o Conselho de Classe o tenha considerado apto a freqüentar este módulo, em regime de progressão parcial;
O aluno poderá acumular até 03 (três) componentes curriculares cursados em regime de progressão parcial, durante o curso.
Da Retenção
Será considerado retido no módulo, quanto a freqüência, o aluno com assiduidade inferior a 75% (setenta e cinco) no conjunto dos componentes curriculares.
Será considerado retido no módulo, quanto ao aproveitamento, o aluno que tenha obtido a menção I em:
Mais de três componentes e:
Até três componentes curriculares e não tenha sido considerado apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos no módulo subseqüente.


SOLICITAÇÃO DE RECONSIDERAÇÃO
(DIREITO DO ALUNO SOLICITAR REVISÃO DA AVALIAÇÃO DO SEU DESEMPENHO)

O prazo para entrar com pedido de Reconsideração da Avaliação é de cinco dias úteis, contados a partir da publicação do resultado final do Conselho de Classe. Os interessados devem comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento de formulário (Doc. 36 – Sistema Etec). Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.


SOLICITAÇÃO DE RECURSO

Assim que o aluno tomar ciência do resultado da Reconsideração, se desejar entrar com Recurso, deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para receber as orientações. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável


PROGRESSÃO PARCIAL

Os alunos em Progressão Parcial deverão comparecer na Diretoria Acadêmica para ciência do Programa Especial de Estudos (Doc. 31 – Sistema Etec). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.


VAGAS REMANESCENTES
(SOBRAS DE VAGAS DO ENSINO MÉDIO E CURSOS TÉCNICOS)

Nos meses indicados abaixo, a Diretoria Acadêmica afixará no mural os Editais contendo esclarecimentos referentes ao preenchimento das sobras de vagas.

  • Ensino Médio – todo mês de novembro (e em junho na ocorrência de vagas)
  • Ensino Técnico – todos os meses de junho e novembro

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO

O documento deverá ser solicitado, na Diretoria Acadêmica, em impresso próprio (Doc. 37 – Sistema Etec).

PRAZO DE ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO:

  • Declarações em geral: até 02 dias úteis
  • Declaração de Transferência de Escola: até 02 dias úteis. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.
  • Histórico de Transferência de Escola: até 10 dias úteis
  • Certificado e Diploma: até 120 dias a partir da data da divulgação dos resultados finais
  • Histórico de Conclusão de Curso: até 60 dias
  • Cópia do Conteúdo Programático: até 02 dias úteis
  • Termo de Compromisso assinado: 01 dia útil

 

 Ex alunos que entregaram Equivalência de Estágio:

  • Diploma: até 120 dias a partir da data da aprovação da equivalência pelo Professor Orientador/Coordenador de Curso
  • Histórico de Conclusão de Curso: até 60 dias
  • Declaração de Conclusão de Curso: até 02 dias úteis

PASSE ESCOLAR (SOROCABA)
Preencher cadastro no site: www.urbes.com.br
Posteriormente retirar autorização na Secretaria Acadêmica


LOCALIZAÇÃO DE AVISOS
Quadros nos corredores próximos à Secretaria
e nas Classes


ESTÁGIO
Orientações na própria Secretaria,
ou com o professor orientador,
ou coordenador de área

Oportunidades de vagas
- no quadro exclusivo para Estágio e
-no site
Retirar na Secretaria a documentação necessária


EQUIVALÊNCIA DE ESTÁGIO
(Alunos que trabalham na área em que estudaram)
Mediante entrega de:
- Declaração expedida pela empresa comprovando o trabalho
- Xerox da Carteira Profissional
- Requerimento na Secretaria

Observação: todos os documentos entregues deverão ser protocolados na Secretaria Acadêmica

 


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