Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

Técnico de Enfermagem é curso mais concorrido nas Etec

Reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul de 13/06/2016

Adriane Mendes

Pelo quarto semestre consecutivo, o curso técnico de Enfermagem é o mais concorrido no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). O maior índice de candidatos por vaga é na ETEC Carlos de Campos, na Capital, e o curso, na unidade de Sorocaba, (Rubens de Faria e Souza), também figura como o mais procurado. E a justificativa para o aumento de interesse por essa disciplina, de acordo com a coordenadora de Sorocaba, a enfermeira e especialista em oncologia Rita de Cássia Miguel Aleixo Marino, é o amplo campo de trabalho.

A ETEC Carlos de Campos, na Capital, é que mais computou inscritos para o curso de técnico de Enfermagem para o vestibulinho que será no próximo dia 19, com 1.026 candidatos disputando 40 vagas no período da manhã. Outra unidade, também na Capital, que tem grande índice de concorrentes também para 40 vagas, mas no período noturno, é a Martin Luther King, com 592 candidatos. Em Sorocaba, na ETEC Rubens de Faria e Souza, são 410 candidatos para 30 vagas para o período da tarde, numa proporção de 13,67 candidato por vaga.

Nas duas Escolas da Capital já citadas, as proporções, respectivamente, são de 25,6 e de 14,80 candidato por vaga.Esse aumento pelo curso pode estar atrelado ao fato de que é um tipo de aprendizado voltado para os dois sexos, e com amplo mercado de trabalho, podendo o formando atuar desde como cuidador de uma pessoa necessitada de cuidados especiais, até numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme explicou a enfermeira Rita de Cássia.

Segundo ela, muitas vezes o desejo de cuidar do próximo nasce dentro da casa, algumas vezes por experiências já vividas no âmbito familiar, mas além do dom que pode ser descoberto dessa maneira, a enfermeira destaca que a profissão, assim como o curso, é muito dinâmica e apaixonante.

O curso possui 2.220 horas distribuídas em quatro módulos, sendo prático e teórico. Os alunos saem com duas habilitações: com qualificação em enfermagem (mais conhecido como auxiliar de enfermagem), e finalmente como técnico em enfermagem após concluir o terceiro e o quarto módulos.

Com a qualificação, o formando pode atuar como cuidador, auxiliar em maternidade, e os técnicos têm permissão para atendimentos de maior complexidade, como compor equipe de UTI, de salas de emergência e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

O primeiro módulo possui 600 horas aula dividido em teoria e prática. Os terceiros e quarto módulos, com 480 horas/aula e 460 horas/aula respectivamente, são 100% presenciais, totalmente voltados à parte prática. E para isso, em Sorocaba, a ETEC mantém parcerias com o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Prefeitura (estágios nas unidades de saúde), e também por meio de eventos públicos, como por exemplo aferição de medidas na praça pública.

Na teoria, conforme frisou a coordenadora, a carga horária de trabalho é de seis horas por dia, mas há escalas de 12h/36h e de oito horas. Mas ela atentou que a tendência é que se estabeleçam seis horas de trabalho por dia, cuja meta vem sendo exigida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), e atende também às reivindicações sindicalistas.

Apesar do campo de trabalho bastante favorável, Rita de Cássia lembra que é uma profissão que se exige muita serenidade, "pois a arte de cuidar faz com que a gente viva no limite, em que ao mesmo tempo se perde e se ganha. Cuidamos do paciente como um todo, ou seja, não tratamos a ferida do seo João, mas sim do seo João que tem uma ferida", citou.


link para a reportagem do jornal: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/707185/tecnico-de-enfermagem-e-curso-mais-concorrido-nas-etec#

CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho