Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TECNICO EM QUÍMICA FAZEM VISITA TÉCNICA A CARBOCLORO


http://www.uniparcarbocloro.com.br/uniparcarbocloro/web/default_pt.asp?idioma=0&conta=28

Alunos e professores do curso Técnico em Química fazem visita técnica
Ás 7h00 de uma manhã fria, a animação e ansiedade eram totais entre alunos do 1º M e 2ºN; e os professores: Armando José Raszl, Fabiana M. Yamada P. Ferreira, Jamil da Silva e Regina Célia M. Raszl, do curso TÉCNICO EM QUÍMICA. Eles se deslocaram até a cidade de Cubatão/SP, no dia 05 de julho, sábado, para uma visita técnica a empresa Química UNIPAR-CABOCLORO.


Alunos e Professores na entrada da CARBOCLORO

Primeiramente os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Químico Claudemir e pelo Técnico em Química Rovilson que deram as boas vindas a nós visitantes e enalteceram o interesse e dedicação de alunos e professores na melhoria de seus conhecimentos em pleno sábado, período de descanso para a maioria.


Vista aéra da Empresa em Cubatão


Recepção pelos colaboradores da Carbocloro: Engº Claudemir (à esquerda) e o Técncio em Química, Rovilson

Na sala de multimídia, os anfitriões exibiram um vídeo institucional sobre o histórico da empresa e outro sobre os processos de fabricação de seus diversos produtos.


Exibição de filmes institucionais sobre a empresa e processos produtivos

A UNIPAR-CARBOCLORO é uma das empresas líderes na produção de derivados da soda cáustica, sendo que sua planta química produz por meio de eletrólise, membrana e por célula de mercúrio, a soda cáustica, gás cloro, gás hidrogênio e hipoclorito de sódio. Todos estes processos e produtos têm como matérias primas, sal (Cloreto de sódio), água e uma grande quantidade de energia elétrica para promover a eletrólise, com apenas 3,5V para cada célula, mas, com +/- 140 Amperes e todas as 60 células trabalhando em série. A demanda de energia para impulsionar a empresa, obriga a mesma a ter uma linha de alimentação vinda direta e exclusivamente de Itaipu. Toda esta energia seria mais do que suficiente para abastecer a cidade vizinha, Santos e ainda sobraria.



Fluxograma da produção de Soda cáustica, gás cloro, gás hidrogênio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio


Células de eletrólise: produção de NaOH, Cl2 e H2


Linha produção de NaOH, Cl2 e H2 com células de mercúrio


Organograma dos processos que utilizam o Cloro

Antes de sair em visitação pela planta da empresa, os alunos e também professores receberam instruções através de um vídeo institucional sobre as normas de segurança e quanto aos procedimentos de segurança em caso de acidentes ou riscos oferecidos por problemas de vazamentos nas instalações. Ficou evidente que a empresa tem esta preocupação, não só com seus colaboradores, seus visitantes, mas também com o aspecto ambiental e social da comunidade e local em que está inserida.


Prova de que, atividade econômica e sustentabilidade caminham juntos

Para fazermos o itinerário no setor produtivo, fomos orientados quanto ao uso correto e obrigatório de: capacete, óculos de segurança e máscara de respiração para a fuga da empresa.


Orientação sobre o uso correto dos EPIs


Mostruário de produtos e processos onde são empregados os produtos Carbocloro

Alguns desses produtos estão prontos para a comercialização e distribuição, já outros, são matérias primas de outros processos da própria Carbocloro, como a soda cáustica e o gás cloro, que ao serem misturados em enormes reatores, se transformam em hipoclorito de sódio; o gás hidrogênio é utilizado na geração de calor utilizado nos processos, sendo queimado na caldeira; o gás cloro passa por processo de purificação e liquefação através do resfriamento e compressão para então ser embalado em grandes tambores de paredes reforçadas.

Ao final da visita, alunos e professores puderam vivenciar na prática, os conceitos da Química e suas aplicações industriais, excepcionalmente, graças a Carbocloro, em proporções milhares de vezes maior dos experimentos feitos em bancada dos nossos laboratórios. Foi um exemplo vivo do que estudamos em Tecnologia dos Processos Industriais.
Ficou evidente, pelas longas explanações dos anfitriões, que para trabalhar na UNIPAR-CARBOCLORO, é preciso, além de competência profissional, gostar do que faz, ser sério e comprometido com aquilo que se propõe a fazer.
Agradecemos ao engenheiro Claudemir e ao Técnico Rovilson, por compartilhar seus conhecimentos e pelo incentivo aos nossos alunos a buscarem sempre serem melhores naquilo que fazem, não só por suas palavras, mas, também por seus exemplos.
Aos dois anfitriões, o nosso MUITO OBRIGADO pela atenção e dedicação.

 

Curso Técnico em Química!!!!

 


CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho