Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

ALUNOS DE QUÍMICA VISITAM O SAAE DE SOROCABA


http://www.saaesorocaba.com.br/site/?page_id=173

No dia 24 de maio, sábado, os alunos do 2º módulo, do curso Técnico em Química, visitaram o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, de Sorocaba, na estação do cerrado, acompanhados dos professores Armando e Regina, e recepcionados pelo aluno José Antônio E sua esposa Vânia, que também trabalho nesta unidade do SAAE.


Alunos na entrada das instalações do SSAE do Cerrado

Durante a visita, os alunos assistiram a um filme institucional do SAAE, o qual ilustra todo o investimento e ações de saneamento básico na cidade de Sorocaba, bem como as demais atividades desenvolvidas para a limpeza e manutenção de lagos e córregos da cidade, além de limpeza do sistema de escoamento de águas pluviais.


Alunos assistindo ao filme institucional e ouvindo comentários

Nesta visita, os alunos puderam ter uma dimensão do volume de água tratada e distribuída, bem como do esgoto tratado, e do volume de produtos químicos e insumos necessários para a oferta deste bem tão precioso que é a água.


Entrada da água captada da represa Itupararanga

O operador de estação do SAAE e também aluno desta turma, proporcionou a possibilidade de demonstração do processo de limpeza dos filtros de água do sistema de tratamento, mostrando a sujeira retida para não ir até a distribuição e alcançando as residências dos munícipes.


Operação de lavagem de filtros

Os estudantes de Química demonstraram grande interesse pelo aspecto químico, operacional e do sistema de controle de qualidade de nossa água, que está entre as 5 melhores do país.
Vânia e José António enfatizaram que a boa qualidade da água está vinculada a boa qualidade da água catada da barragem de Itupararanga, antiga usina de energia da LIGTH, sendo seus afluentes os rios Sorocabuçu e Sorocamirim, cujas cabeceiras se encontram nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque.


A Analista Vânia, explicando as análises realizadas nos laboratórios.

Na parte da tarde, fomos conduzidos por um veículo do próprio SAAE, para a estação de Tratamento de Esgoto – ETE, unidade do Éden, a maior do gênero na cidade.


http://www.saaesorocaba.com.br/site/?page_id=173

Lá a funcionária Nilce nos apresentou a estrutura dos laboratórios de análises químicas e microbiológicas, entre outras, e as análises realizadas no controle dos dejetos lançados nos corpos de água de Sorocaba, fazendo assim um monitoramento geral, e das próprias estações do SAAE.



Nilce enfatizou a preocupação da instituição no controle até do cheiro que é exalado pelo material bruto recebido pela estação, que poderia causar transtorno á população vizinha.


Ficou por conta dos alunos a conclusão de que se trata de uma importante atividade desempenhada pelo órgão municipal com o cuidado e tratamento do dejeto da população da própria cidade, proporcionando a possibilidade de reuso da água tratada pela própria população ou por cidades vizinhas, rio abaixo.
Também foi comentado o comprometimento explícito dos funcionários por aquilo que fazem, tanto nas etapas de tratamento e no controle de qualidade da água distribuída, como no tratamento do esgoto gerado pela população sorocabana.
Parabéns aos funcionários desta autarquia e principalmente aqueles que nos receberam em um dia de sábado, com tanta dedicação de carinho.
Nosso muito obrigado!!!!

Curso Técnico em Química!!!!

 


CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho