Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

PROJETOS VENCEDORES NA FEIRA TECNOLÓGICA, EM SÃO PAULO

Alunos e professores dos cursos Técnico de Alimentos e Técnico em Química da ETEC Rubens de Faria e Souza, ganharam respectivamente o 2º e o 1º lugar da categoria 7 no concurso de projetos escolhidos para participar da 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – a FETEPS 2013


Professor Armando com o aluno Hernane

A categoria 7 compreende Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia: Projetos sobre o desenvolvimento de novos produtos e processos nessas áreas, bioquímica geral, química dos alimentos, química orgânica, química inorgânica, química analítica, química geral, físico-química, energias renováveis, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade de alimentos entre outros.


A professora Elisangela com a aluna Tânia

O resultado positivo é fruto de um grande trabalho conjunto dos professores dos cursos Técnico de Alimentos e Técnico em Química, de motivação aos alunos, acreditando e apostando em suas capacidades e desenvolvendo seu potencial.
Em especial a professora Elisangela Marques Pedroso, que orientou os alunos Hernane, Tânia e Vanessa com o projeto de bebida láctea a partir de leite de cabra, que tem como ponto forte, o atendimento à necessidade de oferecer uma alimentação a quem apresenta alguma intolerância à proteína ou à lactose do leite de vaca, respeitando o habito alimentar de consumir produtos que satisfaçam ao paladar.
Já o desafio da professora Regina Célia M. Raszl, foi de juntamente com os alunos Luan, Lucas e Matheus, do curso Técnico em Química, desenvolver processos e produtos para o uso da borra de café, com aplicação dos conhecimentos técnico-científicos que dessem destinação ecologicamente correta, com olhos na sustentabilidade e viabilidade nos processos envolvidos.
O consenso entre alunos e professores de Química em relação ao excelente desempenho (sucesso) durante a exposição na feira, é atribuído à uma formação crescente, com o desenvolvimento das competências pessoais durante sua formação no ensino médio da própria Escola, através de uma equipe comprometida com a oferta de uma educação de excelência à comunidade discente.
A segurança e eloquência na explanação da metodologia de pesquisa e desenvolvimento do trabalho, é fruto de um trabalho desenvolvido nos três anos nos componentes da base comum e de projetos de conteúdos transversais.
Finalmente, as competências técnico-científicas foram desenvolvidas nos 4 módulos do curso Técnico em Química, possibilitando assim, a qualificação/habilitação de profissionais à altura da exigência do mercado de trabalho.

Em visita informal à empresa de Química Fina, CHEMYUNION em Sorocaba, o coordenador Armando comentou com o gerente Industrial, Agnaldo Fralzino sobre o brilhante desempenho da equipe e a consagração com a premiação de 1º e 2º lugar, o Sr Agnaldo apresentou interesse em avaliar o perfil de nossos alunos de Química, para o preenchimento de uma vaga junto ao departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. O escolhido foi o aluno Lucas Nazato Sbrugnera.

Parabéns a toda equipe de professores e aos alunos de nossa Escola!!!!

CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho