Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

APRESENTAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ALIMENTOS

E.E. Prof.ª Leonor Fernandes da Silva, Salto. ocorrida em 26/08

Atendendo á solicitação da aluna Gabriela Meijide Bueno, do 1º módulo de Alimentos da noite, os professores Armando, Elisangela e Rosângela, do curso Técnico de Alimentos, estiveram na cidade de Salto, para uma apresentação aos alunos de 3ª série do ensino médio da E.E. Prof.ª Leonor Fernandes da Silva, sobre suas profissões e sobre a formação e atuação do Técnico de Alimentos.
Esta atividade faz parte de um projeto Escolar, de iniciativa conjunta da Diretora, do coordenador Pedagógico e da professora de Língua Portuguesa, que visa levar aos alunos formandos do ensino médio, informações sobre o itinerário formativo dos profissionais de diversas áreas, das disciplinas que compõem os cursos de formação, das dificuldades enfrentadas e das possibilidades de estabelecimentos públicos e particulares da região. Todo este trabalho pretende enfatizar a importância de uma boa escolha do caminho a ser seguido, e que, para tanto, é necessário o empenho nos estudos no presente para dar condições no prosseguimento dos estudos futuros, realizando assim, seu projeto de vida.

O prof. Armando iniciou a apresentação salientando a importância da elaboração de um projeto de vida para o futuro, respondendo á pergunta: o que eu quero estar fazendo daqui a 10 anos? Qual o profissional que eu desejo me transformar? Para atingir este objetivo no futuro, o jovem deve carregar a sua “bagagem” com o aprender do presente.


Em seguida, a profª Elisangela explanou sobre a formação e campo de atuação do Engenheiro Agrônomo, como sendo o responsável pela geração de matéria-prima alimentar para a nação.


Coube a Prof.ª Rosângela ilustrar sobre a formação e atuação do engenheiro de Alimentos, evidenciando-o na cadeia produtiva de alimentos, promovendo a transformação e conservação dos mesmos.


Por último, o prof. Armando voltou completando o ciclo com a formação do Químico, situando-o como agente que promove a investigação e certificação da qualidade dos alimentos. Aproveitando a ocasião, falou também sobre a composição curricular do curso Técnico de Alimentos oferecido pela ETEC RFS, bem como das possibilidades de atuação deste profissional.


O público foi convidado para realizar uma atividade prática, que consistia na identificação de substâncias utilizando como único recurso, o olfato. Este método se chama memória olfativa.


Na despedida, além dos agradecimentos proferidos pela professora Maria Elza e pelo Coordenador Pedagógico Carlos Mantovani, fomos surpreendidos com presentes providenciados pelo grupo de alunos responsável pelo agenciamento desta apresentação, que muito nos emocionou.



O carinho demonstrado pelo grupo organizador e dos alunos das 3ª série da E.E. Leonor Fernandes da Silva ficará para sempre marcado em nossos corações.

PARABÉNS A TODA EQUIPE DE DIREÇÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFESSORES E ALUNOS ORGANIZADORES PELA INICIATIVA. 
Ações como esta é que fazem valer a pena investir em EDUCAÇÃO.

Para acessar o material da apresentação clique aqui

 

CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho