Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

Apresentação de simulador de beneficiamento de petróleo

Alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Sorocaba (UNISO) estiveram no dia 30/08 em nossa Escola, com o objetivo de apresentar o simulador de beneficiamento de petróleo, que consiste em um grande processador por destilação fracionada.
O simulador permitiu a visualização do fenômeno de separação das muitas substâncias que compõem o petróleo, abordando conceitos da química que exigem bastante abstração por parte do aluno, tais como peso molecular, interações inter-moleculares como: força de atração dipolo/dipolo, dipolo/dipolo-induzido, ligações de hidrogênio e forças de Van der Waals. Estes conceitos justificam o emprego de energias diferenciadas para a separação de cada substância como: gás, óleo diesel, querosene, parafina, gasolina entre outras tantas.


Esta é a equipe de estudantes de Licenciatura em Química da UNISO, se apresentando e iniciando a abordagem dos temas a serem tratados durante a apresentação. Os apresentadores começaram anunciando os conceitos da química relacionados ao processo de destilação do petróleo e fizeram um breve levantamento dos conhecimentos prévios para dosarem o nível de aprofundamento.


Os nossos alunos do 1ºN, do curso Técnico em Química, se mostraram bastante interessados na apresentação. A curiosidade falou mais alto!!!!. Como verdadeiros cientistas, com o espírito investigador das ciências da natureza e suas Tecnologias, quase que nem piscavam os olhos.



Depois de finalizada a apresentação teórica e a simulação do processo de destilação do petróleo, as perguntas foram tantas por parte de nossos alunos do 1ºN que a equipe da UNISO precisou organizar uma espécie de conferência para não deixar ninguém sem resposta.

O crescimento mútuo ficou bastante marcante pela interação entre os apresentadores e nossos alunos, que todos pediram para tirar fotos para registrar este momento tão especial da EDUCAÇÃO.

Esta é a verdadeira expressão da QUÍMICA a serviço da HUMANIDADE!!!

Parabéns á equipe de professores, em especial ao Silvio, e alunos da UNISO e também aos nossos alunos do 1ºN.

 



CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho