Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

PALESTRA SOBRE NANOTECNOLOGIA

O PhD Ítalo Odone Mazali, professor e pesquisador da UNICAMP, proferiu palestra com o tema “NANOTECNOLOGIA, explorando o efeito do tamanho” para alunos dos cursos Técnico em Química e Técnico de Alimentos, além de outros que outros que manifestaram interesse pelo assunto. O salão nobre de nossa escola ficou pequeno para acomodar tamanho público.


O prof. Ítalo fez uma abordagem sobre o conceito do termo NANO, que é relativo á unidade de metro, no caso, 10-9m, ilustrando com imagens quais as proporções possíveis de se visualizar em função do tamanho, no caso, somente com microscópio muito potente e com técnicas apropriadas.


Ítalo enfatizou que a tecnologia em escala manométrica não está associada á máquinas do tamanho de bactérias, que adentrariam em nossos corpos como minúsculos robôs para realizarem consertos de nossos órgãos ou tecidos. A nanotecnologia se refere a moléculas bastante diminutas que, em função de seu tamanho, adquirem características e propriedades bastante diferentes daquelas conferidas com macro-moléculas.


Depois de ter elucidado sobre o conceito, o prof. Ítalo esclareceu que seria fácil acreditar que para a elaboração dessas moléculas, seria necessário manipular individualmente cada átomo, como a colocação de cada tijolo na construção de uma parede. Mas, que na verdade, essa construção se faz pela coordenação e orientação através de reações com condições altamente controladas.


Finalizando sua apresentação, o palestrante apresentou as aplicações da nanotecnologia aplicada às outras tecnologias de alta relevância: como a otimização de dosagem e liberação de fármacos como a insulina para diabéticos; eliminação de bactérias; aplicações em superfície que dispensam a lavagem e secagem, pois, um simples jato d’água é suficiente para a remoção de sujidades diversas; criação de materiais de baixa densidade e alta resistência, entre outras que tornam a nossa vida melhor.


Após a sua explanação, o prof. Ítalo abriu a palavra para perguntas, que foram muitas sobre os diversos aspectos dessa tecnologia tão específica e com grande potencial a ser desenvolvido.


Pelas expressões observadas nos rostos dos expectadores, fica evidente que o prof. Ítalo soube como sempre, proporcionar uma aprendizagem significativa sobre os conceitos da química, utilizando o tema que tanto atrai a curiosidade da humanidade, a nanotecnologia.


Depois de ser ovacionado em pé, o prof. Ítalo recebeu uma pequena lembrança da nossa escola e, o professor com pós-doutorado, enfatizou a importância de nossos estudantes darem o devido valor a educação expressando a frase: “Não há Ciência aplicada, há somente aplicações da Ciência. O estudo das aplicações da Ciência é fácil e acessível a qualquer um que domine o saber e a teoria” , de Louis Pasteur.
Procurando o olhar de cada um da platéia, o prof. Ítalo afirmou conhecer a estrutura e a proposta pedagógica das escolas do Centro Paula Souza e pro isso, estaria confiante em dizer que nossos alunos possuem uma grande oportunidade de uma formação de excelência.
Ao professor Ítalo, como ex-aluno e colega de profissão posso dizer, quem é um bom professor, é um GRANDE e ETERNO AMIGO.
Um forte abraço ao professor Ítalo e até uma próxima!

CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho