Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no TwitterSiganos no Twitter
  • Centro Paula e Souza

Email Coorporativo
Portal Click Ideia


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional


Há 40 anos, o curso Técnico de Alimentos vem formando profissionais capacitados a atuar no controle de qualidade e no processamento de alimentos, tanto no setor industrial como em instituições de pesquisa.
O técnico de Alimentos possui sólidos conhecimentos de Química de Alimentos podendo desenvolver atividades em laboratório químico, em análises diversas para determinar, entre outras, a composição química de alimentos (teor de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e etc) e a presença de aditivos (corantes, espessantes, edulcorantes, acidulantes e etc).

As disciplinas relacionadas à Microbiologia dão ao técnico amplo conhecimento sobre isolamento, cultivo e identificação de bactérias e fungos, inclusive dos microorganismos associados a doenças transmitidas por alimentos. O profissional adquire habilidades nas técnicas de esterilização de materiais diversos e familiaridade no manuseio do microscópio óptico.

O curso também capacita o técnico a atuar na indústria, fornecendo-lhe conhecimentos sobre equipamentos e instrumentos de medida de uso industrial assim como conhecimentos teórico-práticos sobre processo de fabricação de diferentes tipos de alimentos, tais como:

bebidas alcoólicas

queijos

iogurte

sucos e refrigerantes

conservas ácidas, compotas de fruta, geléias           

embutidos cárneos

produtos de panificação e confeitaria

Na área industrial, também são aplicados os conhecimentos sobre a Legislação de Alimentos e as ferramentas empregadas na Gestão da Qualidade para a obtenção de alimentos seguros.
O TÉCNICO EM ALIMENTOS é o profissional que exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social.

Requisitos de acesso ao curso: Para o acesso ao Curso Técnico em Alimentos, o candidato, na data da matrícula, deve ter concluído ou estar cursando, no mínimo o 2º ano do ensino médio ou equivalente. A admissão ao curso Técnico em Alimentos é feita mediante processo de vestibulinho.

Duração do curso: 1,5 anos, divididos em 3módulos

Regulamentação Profissional: O formando em Técnico de Alimentos, após receber o seu diploma, tem o direito ao registro junto ao Conselho Regional de Química IV Região, órgão que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais da área da Química.

Fale com o Coordenador do Curso: alimentos@eterfs.com.br

Ptds: Os arquivos encontram-se compactados em ZIP.

ANO SEMESTRE LINK
2013 2º SEMESTRE - 2013-2-ALIMENTOS.ZIP
2014 1º SEMESTRE - 2014-1-ALIMENTOS.ZIP
2014 2º SEMESTRE - 2014-2-ALIMENTOS.ZIP
2015 1º SEMESTRE - 2015-1-ALIMENTOS.ZIP

CIMA


Desenvolvido por Helio Canavesi Filho